Agora com a demanda de arquivos XML rodando por aí, seja na área fiscal, contábil, e até na área de saúde, ter uma opção para abrir e mapear arquivos XML é imprescindível.
Eu vou mostrar como mapear e abrir um XML no Delphi como se fosse um DataSet. Ou seja, você poderá navegar no arquivo, ver ele em DBEdit e
O Delphi 2006, e posteriores (não sei exatamente em que versão saiu) possui uma ferramenta chamada XML Mapper, que fica em Tools / XML Mapper.Veja na imagem:

Clique na opção File / Open e abra um arquivo XML, no meu caso abri uma nota fiscal eletrônica. A estrutura do XML vai aparecer no lado esquerdo, clique com o botão direito em algum elemento do XML e use a opção Select All. No grid do meio vão aparecer os elementos do XML. Depois no menu, vá na opção Create / Datapacket from XML. Isso irá preencher o lado direito com as tags do XML e seus respectivos tipos.
Clique no botão “Create and Test Transformation”. O programa abrirá uma DBGrid, com os dados do arquivo XML, tendo como campos as Tags. Isso dá uma prévia do que teremos como resultado final. Feche a tela de teste e clique com o botão direito na tela do meio, e use a opção “Save Transformation”. Isso vai gerar um arquivo XTR, que funciona como um “mapa” para o Delphi abrir um XML como dados.
Para finalizar, vamos fazer isso funcionar. Crie um novo projeto no Delphi, e adicione ao Form1, um TDataSource, um TClientDataSet, um TXMLTransformProvider e um TDBGrid para vermos os dados. Na propriedade DataSet do DataSource1, coloque o ClientDataSet1. Na propriedade ProviderName do ClientDataSet1, coloque XMLTransformProvider1. Na propriedade DataSource do DBGrid1, coloque DataSource1. Clique no + da propriedade TransformRead, do XMLTransformProvider1, e depois em TransformationFile, escolha o arquivo XTR que você criou anteriormente. E em XMLDataFile escolha um arquivo XML, que no casso desse exemplo é uma nota eletrônica. No ClientDataSet mude Active para True e os dados devem aparecer no grid, conforme a figura.
Concluindo, existe uma facilidade muito grande em se trabalhar com arquivos XML no Delphi. E isso vai se tornando cada vez mais útil visto o aumento de uso desse tipo de comunicação.


