Venho acompanhando o Lazarus desde que o projeto surgiu, há muitos anos atrás. Sempre fui entusiasta do software livre, e como programador Clipper, que depois migrou pro Delphi, não podia deixar de procurar algo "livre" para fazer meus projetos.
O Lazarus surgiu como uma esperança para isso, porém lá no começo, onde não tinha quase nada de componentes, a IDE completamente instável, era totalmente impossível fazer qualquer programa no Lazarus, a não ser que fosse muito simples. De tempos em tempos me lembro do Lazarus e baixo ele para ver como está e vejo que está em constante evolução.
Ontem baixei o Lazarus e vi que está bem mais estável, a IDE entra rápido e tem uma gama de componentes considerável. A comparação com o Delphi é inevitável. Eu uso o Delphi 2006, mas eu teria que comparar o Lazarus com o Delphi 5 ou 6, pelo número de recursos. Uma coisa que ainda me chateia no Lazarus desde o começo é o fato dos executáveis ficarem gigantes. Um form mais um grid e conexão com firebird fizeram um executável de 21MB. Enquanto isso no Delphi, mesmo sendo 2006, normalmente não chega a 1MB.
Um ponto muito importante me chamou a atenção no Lazarus, que não tinha antes: herança visual. Isso era uma das coisas mais importantes que me impedia de migrar para o Lazarus. Apesar de tudo, me decepcionei quando vi que a herança não chega a ser igual a do Delphi, um form herdado, até fica com o mesmo visual e componentes do seu antecessor, mas se você muda algo na IDE, não altera direto no form filho. Depois que fechei o projeto e abri novamente aí sim foi efetivada a alteração.
Concluindo, achei o Lazarus muito mais maduro do que um dia já foi, mas ainda vou ter que continuar com o meu Delphi, um dia espero que possa pegar todos os meus projetos Delphi e compilá-los no Lazarus sem complicações. Mas esse é o meu caso em específico, pra quem vai começar um projeto do zero, acredito que seja uma ótima idéia avaliar com carinho essa ótima ferramenta de desenvolvimento que é o Lazarus!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Eu acho que este site te interessa : http://lazarusportugal.org/doku.php/concurso-blogs-sobre-lazarus
ResponderExcluir